Este artigo desenvolve o contexto pré-golpe e a sua efetivação, utilizando-se de uma periodização demarcada pelos presidentes, a fim de compreender, para além de memorizar datas, as suas especificidades e as faces distintas da ditadura militar.
Leia MaisModernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946. Com Objeto Temático: Os anos 1960: revolução cultural? A ditadura civil-militar e os processos de resistência. As questões indígena e negra e a ditadura.
Leia MaisComo as manifestações visuais nos espaços urbanos, exemplificadas pelo trabalho das Brigadas Muralistas no Chile e pelo CURA em Belo Horizonte, influenciam a transformação política, a conscientização cívica e a expressão artística em diferentes períodos históricos e contextos sociais?
Leia MaisÉ possível pensar em aproximações entre os golpes de 1964 e o de 1973? Como as imagens representam esse passado?
Leia Mais“Estava no meu último ano na UFMG quando aconteceu o 3 ENE. Ficamos do lado de fora porque os militares cercaram completamente a Faculdade de Medicina [...] [...] o ponto positivo da mobilização foi impedir que a PM agredisse os estudantes, mas o ponto negativo é que mais de 400 jovens foram presos, simplesmente por defender a formação de um movimento estudantil no país.“
Leia MaisPlano de aulas com intuito de pensar aproximações entre os golpes de 1964 e 1974 utilizando de imagens como possíveis (ou não) representações do passado.
Leia MaisPlano de aula que visa compreender, a partir das fontes primárias, quais argumentos fundamentaram o apoio à ditadura militar brasileira; e como a propaganda, a música e os intelectuais se articularam na defesa do regime.
Leia MaisTrabalho de fontes históricas, como imagens, discursos, revistas e jornais como metodologia criativa e diferente de construir um dinamismo durante a aula, aproximando o aluno do conteúdo teórico de modo a transportá-lo ao cenário histórico abordado.
Leia MaisDebate sobre os aspectos elementares do golpe e da ditadura, buscando relacioná-los, junto aos alunos, aos de outros regimes autoritários, dando enfoque aos instaurados na América do Sul durante o mesmo período.
Leia MaisA partir desses debates e da imersão histórica, os alunos do laboratório de criação devem desenvolver estampas utilizando o método de Zuzu Angel para denunciar algo ou contar uma história relacionada ao acontecimento histórico que foi a Ditadura Militar brasileira.
Leia Mais