O artigo "A ditadura civil-militar uruguaia: doutrina e segurança nacional", publicado na revista Varia Historia, investiga a ditadura civil-militar no Uruguai, destacando a implementação da doutrina de segurança nacional durante esse período.
Leia MaisA obra "Tiranos tremei!: ditadura e resistência popular no Uruguai (1968-1985)" de Marco Antônio Villalobos aborda de maneira detalhada e analítica o período da ditadura militar no Uruguai, destacando a resistência popular e os impactos sociais e políticos desse regime autoritário.
Leia MaisO objetivo deste artigo é refletir sobre as representações da ditadura uruguaia (1985-1973) presentes na ficção de Mario Benedetti (1920-2009).
Leia MaisO processo de reestruturação do aparato de segurança e informação do Estado uruguaio, a partir da implantação da ditadura, em 1973, verificou-se principalmente por meio de uma “dualidade” organizacional e operativa.
Leia MaisEste artigo analisa a interpretação que os militares uruguaios fizeram da Doutrina de Segurança Nacional, entendendo que ela foi o fator basilar da política repressiva estatal que colocou a proteção da Segurança Nacional como premissa principal, justificadora e legitimadora da disseminação do terrorismo de Estado.
Leia MaisEste artículo presenta resultados de la investigación sobre los territorios de la música popularen Uruguay durante la dictadura sufrida por el país entre 1973 y 1985, con atención al período inmediatamente anterior y a algunos desarrollos de esas músicas hasta la actualidad.
Leia MaisEsta dissertação constitui uma análise da temática das pessoas desaparecidas durante a Ditadura de Segurança no Uruguai e em como esse assunto foi expresso pelos artistas no Canto Popular Uruguaio.
Leia MaisO presente artigo analisa a modalidade repressiva da ditadura uruguaia conhecida como “Política de Reféns”.
Leia Mais