A coletânea organizada por Victoria Basualdo e Pedro Henrique Pedreira Campos, "Ditaduras, empresas e transformações econômicas e trabalhistas na América do Sul durante a Guerra Fria", publicada na Revista Continentes, investiga os impactos das ditaduras militares sobre as dinâmicas econômicas e trabalhistas na região.
Leia MaisO livro "Ditaduras do Cone Sul da América Latina: um balanço historiográfico", escrito por Hernán Ramírez e Marina Franco e publicado pela Civilização Brasileira em 2021, oferece uma revisão abrangente da historiografia sobre as ditaduras militares na região do Cone Sul.
Leia MaisGabriel Giorgi explora as implicações da biopolítica na América Latina, analisando as formas de vida que emergem sob regimes de controle e gestão da vida.
Leia MaisNeste artigo são discutidas as relações de afeto e o comprometimento político nos movimentos que lutaram pelos Direitos Humanos durante as ditaduras civil-militares no Brasil, na Bolívia e no Paraguai, focando o olhar em três mulheres que ocuparam um lugar de reconhecimento na resistência à ditadura.
Leia MaisO presente texto se propõe, através de uma perspectiva comparativa, a levantar alguns elementos sobre os processos de organização e luta protagonizados pelo movimento feminista nos referidos países do Cone Sul, observando como as mulheres conjugaram a resistência política ao regime militar com reivindicações do campo da sexualidade, como contracepção e aborto
Leia MaisO artigo propõe resgatar o acompanhamento da ditadura brasileira sobre os acontecimentos relacionados com o golpe de Estado que derrubou o presidente chileno Salvador Allende.
Leia MaisO presente artigo relaciona a atuação extra-fronteiriça da ditadura brasileira pressionando países vizinhos do Cone Sul para obter colaboração no controle dos seus exilados espalhados pela região.
Leia MaisEsta dissertação tem por objetivo demonstrar as conexões repressivas estabelecidas entre a ditadura civil-militar brasileira e o Uruguai ainda em seu período democrático, desde 1964 até 1973, anos em que esses países sofreram o golpe de Estado, respectivamente.
Leia MaisO objetivo deste artigo é relatar memórias sobre violações dos direitos humanos de mulheres e crianças durante as ditaduras civis e militares no Cone Sul, registradas no Fundo Clamor, localizado no Centro de Documentação e Informação Científica(CEDIC), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e nos Arquivos do Terror, localizado no-Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos (CDyA) da Corte Suprema de Justiça do Paraguai, que contém registros dos trinta e cinco anos da ditadura militar de Alfredo Stroessner no Paraguai.
Leia MaisEste artigo visa descrever a estrutura, os métodos e a atuação da Operação Condor durante a vigência dos regimes militares no Cone Sul. A metodologia adotada foi à pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental, baseada no cruzamento de fontes e evidências de origens diversas: documentos oficiais e militares dos “Arquivos do Terror” e do “Fundo Clamor”. O argumento central dessa pesquisa consiste na afirmação de que a atuação dos agentes de segurança do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Chile, através da participação na Operação Condor, foi responsável pela violação dos direitos humanos de milhares de cidadãos desses países, sobretudo de mulheres grávidas detidas e crianças sequestradas, aumentando o número de desaparecidos políticos durante o período ditatorial militar.
Leia MaisThis research aims to analyse the contents of Fundo Clamor, located at the Documentation and ScientificInformation Centre―CEDIC, from the Pontifical Catholic University of São Paulo—SP, between the years of 1970and 1992, as well as its contribution to the process of rescuing historical memory of child and teenager abduction,imprisonment, and torture in the course of military dictatorships in Brazil, Argentina, Uruguay, and Paraguay.
Leia Mais